Festlip - Português, um lar aconchegante

19 Jul 2011


Depois de aprender algumas línguas e tentar eternamente aprender outras, as línguas se tornaram para mim lugares diferentes em que gosto de viajar a minha fonética.

Aquele papo todo de que apenas o português detém o tesouro da saudade, ou o inglês brinca de lego com as preposições, o espanhol cospe paixão, alemão vocifera filosofia etc, funciona mais ou menos assim, mas em outra ordem para mim. Ainda que eu não consiga definir essa ordem, há momentos em que as línguas cabem (ou não). Há lugares que combinam com palavras.

Ora pois, o que combina com o português? Para mim, o lar combina. Chegar no Brasil depois de um ano fora, além de uma experiência antropológica, foi muito uma experiência linguística. O sotaque carioca, o vocabulário, a maneira tão familiar que nós temos de viver a língua.

Isso tudo para falar da Festlip, o Festival de Teatro em Língua Portuguesa que começa nessa quinta-feira. Veja a Programação.

Acho que não falta motivo para ir.

Recomendo ler a matéria Português, uma língua global, do Alex Castro (prof. de português nos EUA) no blog Papo de Homem, sobre o panorama da língua portuguesa hoje. Achei muito interessante.

0 comentários:

Post a Comment

 
Os Conquistadores © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets