Viajar barato (2) - Albergues (2)

13 Jul 2011

Continuando o post de anteontem...

Albergues são uma ótima pedida para os viajantes solitários e/ou sem dinheiro.

Há muitos tipos de albergue e abaixo eu vou dar algumas dicas que para mim são essenciais para achar o albergue perfeito:

1) Segurança

Como você estará dormindo com um bando de desconhecidos (ui!) é crucial que tenha os seus pertences valiosos (dinheiro, cartão, computador, jóias etc) guardados da melhor forma possível. Por isso, muitos albergues oferecem o serviço de armário/locker onde você pode guardar tudo de valor sem maiores preocupações. Às vezes o serviço é pago, às vezes é de graça. Mas é bom carregar um cadeado (não, eu não estou falando daquelas coisas que vêm em diário de criança, ok?) nas suas andanças. Você pode precisar de um para trancar o seu armário.

Além disso, preste atenção no depósito de bagagens/lugagge storage, você não vai querer deixar as suas malas sozinhas no quarto quando for andar pela cidade. Normalmente, esses são armários maiores para trancar as malas.

Outro fator é o tamanho do albergue, albergues muito grandes costumam ter mais coisas para fazer (caso você queria ficar dentro do albergue e não conhecer a cidade que você está), mas também, pela alta rotatividade do lugar, eles não conseguem ter noção de quem entra ou sai. Eu mesma confesso que já levei amigas minhas para dormir em um hostel que elas não tinham pagado. Normalmente, isso pode levar a pessoas indesejadas nas premissas, então, caso você escolha um desses, não dê bobeira e fique SEMPRE de olho nas suas coisas.

2) Preço x número de pessoas no quarto


Como nos albergues as pessoas costumam dividir o quarto com outros desconhecidos é bom saber até que ponto você está disposto a lidar com outras pessoas. O número de pessoas pode variar de 4 até 20 (ou mais), depende do quanto você está disposto a gastar e put up with. Claro que, quanto menos pessoas em um quarto, mais caro ele fica.
Pessoalmente, se eu ficar 2 dias ou mais em uma cidade, prefiro um quarto com no máximo 6 pessoas. No entanto, procuro sempre quartos com 4. Aí eu vario de acordo com o preço. Mas se for para passar apenas uma noite, não me importo em dividir um quarto com 8 ou mais. Por outro lado, jamais pagaria para dividir um quarto com mais de 10 pessoas, a quantidade de gente entrando e saindo seria tão grande, que mais vale a pena dormir em aeroporto ou estação de trem (sim, eu já fiz isso), a perturbação ia ser a mesma.


3) Ensuite/banheiro privado x banheiro compartilhado

Ensuite é quando o banheiro ficar dentro do seu quarto, ou seja, você só vai ter que dividi-lo com aquelas 3 ou 5 pessoas que estão no quarto com você. Por outro lado, o banheiro compartilhado, é aquele que fica do lado de fora do quarto e costuma ser muito parecido com os de academia, um milhão de cabines de banho juntas.
Procure sempre pelo ensuite, é infinitamente melhor.


4) Serviços importantes

Alguns serviços são indispensáveis e isso vai variar de pessoa para pessoa, aqui seguem alguns que são necessários para minha pessoa:


cozinha: apesar de dar um trabalhinho ir no mercado da frente comprar alguma coisa para comer e esquentar no microondas no albergue, isso pode economizar um dinheiro muito alto no final da viagem. Em Londres, por exemplo, uma lasagna no Salesbury (mercado famoso lá) era 0.72 pounds (eu comia duas por noite, porque eram pequenas) e uma caixa de suco de laranja era 1 pound. Ou seja, eu jantava (muito bem) por 2.44 pounds. Isto é muito barato.

free wi-fi: esse é para quem leva notebook para viagem. Apesar de não ser uma conexão segura, pode economizar um dinheiro nas ligações para a família no Brasil. Por outro lado, muitos albergues deixam a disposição computadores com internet, que também podem ser muito úteis para achar informações. 


elevador: duas palavras para vocês: malas e escadas. Não preciso falar mais nada, né?

curfew: alguns albergues fecham depois de determinado horário e se você chagar tarde na night, pode ficar preso do lado de fora. Lembre-se de checar se o seu albergue oferece serviço de recepção 24 horas.


5) Localização


Por motivos óbvios, você não quer (ou quer) ficar longe do fervo. O Google Maps é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse quesito. Dê uma olhada onde ficam os principais pontos que você deseja conhecer e se há metrô, ônibus, walking distance de fácil acesso.


6) Reviews / Avaliações


Para mim, uma das grandes vantagens do Hostelworld é assim que você faz o checkout do albergue, o site te dá o direito de fazer uma avaliação. As pessoas dão notas em vários quesitos (personalidade, segurança, localização, staff, lazer e limpeza) e deixam comentários.
Believe me, você quer ler esses comentários. No final, para mim, eles são o mais importante na hora de reservar o albergue. As pessoas costumam detalhar suas experiências e fazer recomendações (ou não). Caso muitas pessoas estejam falando mal de algum albergue, não se arrisque e procure outro na hora.
Recomendo albergues com nota acima de 80%. Menos do que isso, a qualidade já não é tão satisfatória.


Acho que é isso. Caso alguém tenha alguma pergunta ou coisas a acrescentar, sintam-se a vontade para falar comigo pelos comentários, facebook, e-mail, whatever que eu posto aqui o reply ou o seu comentário.

0 comentários:

Post a Comment

 
Os Conquistadores © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets